xu

Aula-Oficina: Máquina do Tempo

Aplicação da aula-oficina "Máquina do Tempo" na Escola Municipal Professora Marília

steins gate banner

APRESENTAÇÃO/RESUMO:

No dia 25 de agosto, às 10 horas da manhã, ocorreu um encontro entre os discentes do Pibid com os alunos da Escola Municipal Professora Marília. Por meio de encontro sincrono via plataforma Google Meet, os discentes orientados pelo professor Felipe, juntamente com o coordenador do projeto e professor Breno Mendes, apresentaram a Aula-Oficina sobre viagem no tempo baseada na proposta do anime Steins;Gate. Na atividade, os alunos enviaram uma mensagem para algum personagem histórico, seja através de uma carta ou fazendo uso de outras ferramentas de comunicação, e pensaram quais as consequências no presente devido à interferência no passado. O objetivo principal da atividade é promover uma consciência sobre a importância da história como ferramenta de estudo da humanidade, além de levar os alunos a compreenderem melhor o conceito de tempo histórico.

 

ATIVIDADE:

A Máquina do Tempo

 

 

Materiais necessários: 

  • Acesso à internet;
  • Computador ou celular/tablet;
  • Tempo de duração: 50 minutos;
  • Objetivo: Escrever uma carta.

 

Leia o texto e siga as instruções abaixo: 

 

No anime Steins Gate, Okabe Rintarou e seus amigos acidentalmente criam uma máquina do tempo. A máquina permite que eles enviem informações para o passado, os Dmails, mensagens que influenciam diretamente os eventos históricos.  Mudando o passado eles, influenciam curso dos eventos no presente.

 

Imagine que você é um personagem do anime Steins Gate. Agora você tem a capacidade de enviar mensagem para alguém no passado! 

 

Reflita sobre um momento histórico que lhe interesse e escolha um personagem para enviar uma mensagem (Dmail) através da máquina do tempo criada no anime Steins Gate. Você deve escrever um texto, sendo ele um Dmail em forma de carta de, no mínimo, uma página e, no máximo, três, em que apresente ao personagem selecionado informações do presente, contando, também, o que possivelmente seria impactado nos dias de hoje. 

 

Por exemplo: Você pode escrever uma carta a Napoleão Bonaparte com o objetivo de informá-lo que perderá a batalha na Rússia, pois suas tropas não suportariam o penoso inverno. Ou talvez informar Dom João VI que sua volta à Portugal levará com que seu filho Pedro proclame a Independência do Brasil e se torne imperador.