Discentes
Ana Clara Lima Ludolf
Olá! me chamo Ana e estou no quinto período da graduação em historia. Tenho interesse nas areas de historia do Brasil Republica e Teoria da Historia, mas principalmente a era Vargas. Nesse ultimo período participando do PIBID venho conhecendo e observando o ambiente da sala de aula, assim como o oficio do professor de historia no ensino básico, experienciar esse espaço é uma experiencia de suma importância para vivenciar as questões e as relações que se desenrolam no âmbito escolar, assim como seu funcionamento e as problemáticas inseridas nesse sistema. Estar ciente de que o ambiente escolar é complexo, mesmo passando por esse durante o ensino básico, mas agora com um novo ponto de vista, é a experiencia mais aproveitadora para nossa formação como docentes.
Ana Clara Repezza Lopes
Graduanda do terceiro período de História. Interessada em História Antiga, com foco na Mesopotâmia. Parte do PIBID desde 2024.
Ana Luiza Saraiva Cunha Barros
Me interesso por estudar literatura LGBTQ+ em formato de fanfictions, e como poder aproveitar isso em sala de aula. 5º periodo da faculdade, 22 anos.
Auanny Ribeiro dos Santos
Me chamo Auanny Ribeiro dos Santos. Estou no 5º período do curso de História (Licenciatura), e iniciamos nossas discussões sobre Didática da História, para posteriormente ingressarmos no estágio, e as possibilidades de pesquisa em sala com o PIBID. Além disso, desenvolvo uma pesquisa (PIVIC) na área de medieval com algumas publicações aprovadas.
Davi dos Anjos Silva
Meu nome é Davi e ingressei no curso de história da UFG em 2023. Durante o ensino médio eu me apaixonei por história, a despeito da pandemia, e agora, durante a minha graduação, eu tenho me apaixonado ainda mais. Atualmente estou no 5° período e, apesar de não ter nenhuma pesquisa em andamento, eu tenho um forte interesse na área de História Contemporânea. Pretendo dar início em uma pesquisa na área em breve. Quanto à minha experiência universitária, tem sido incrível. A universidade e o curso de história, de forma mais específica, transformou completamente a minha visão de mundo. Além disso, o PIBID tem contribuído de forma incomensurável para a minha formação, me proporcionando vivências com os alunos que eu só consigo ter graças ao projeto de iniciação à docência.
Echeley Silva de Castro
Meu nome é Echeley, estou cursando o 5° período do curso de História na Universidade Federal de Goiás. Tenho interesse em História do Brasil, gostaria de me aprofundar nos estudos acerca dos povos coloniais na América Latina, recentemente sou bolsista do PIBID o que me permite ter boas experiencias em sala de aula como observadora ativa e criadora de conteúdos auxiliares para a professora.
Gabriel Henrique da Costa Peixoto
Atualmente sou estudante de História pela Universidade Federal de Goiás (UFG), estou no 7° período, possuo experiência em pesquisa acadêmica com participação em dois projetos de iniciação científica: um desenvolvido no Museu Antropológico da UFG e outro com enfoque na área de Gênero. Atualmente, faço parte do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), coordenado pelo professor Josias Freire e do Grupo de Estudos e Pesquisas em Gênero (GEPEG), coordenado pela professora Ana Carolina, também vinculado à UFG. Meu percurso acadêmico tem sido marcado pelo interesse em temáticas relacionadas à cultura, memória e relações de gênero.
Heitor Spada de Pinho
Me chamo Heitor, sou aluno do quinto período do curso de História da UFG. Sou participante do Pibid e minhas áreas de interesse são sobre Teoria e Metodologia da História, História da Historiografia e História das Ideias.
Heloisa Helena da Silva Lourenço
Meu nome é Heloisa, estou no 3° periodo de licenciatura em história, dentre as áreas que tive contato tenho mais afinidade com história medieval e moderna, as experiências que estou tendo através do Pibid estao sendo muito significativas e penso que ser de grande ajuda quando eu começar a estagiar.
João Felipe Moura Arantes
Me chamo João Felipe, tenho 19 anos. Cresci em um assentamento de reforma agrária no interior do Estado de Goiás, e devido a isso, hoje, me interesso e desenvolvo pesquisas na área de História Agrária, em especial "conflitos agrários" nas décadas anteriores e posteriores ao golpe militar de 1964. Porssuo formação técnica em redes de computadores pelo Instituto Federal Goiano, estou no 3° período da graduação em História e faço parte do PIBID desde 2024.
João Vitor Rodrigues da Cruz
Estudante do 5° período da graduação em História. Interessado pela área de Teoria da História e, mais especificamente, o problema da temporalidade.
Letícia Tavares Salazar
Oi, meu nome é Letícia, estou no 5º período da Licenciatura em História. Me interesso principalmente por História do Brasil e História das Américas. Já estagiei em uma escola de educação infantil, o que me ajudou a pensar melhor sobre o papel da História desde os primeiros anos escolares. No momento, estou tentando aprofundar meus estudos nessas áreas e entender melhor como trabalhar esses temas em sala de aula.
Lucas Catelan
Atualmente estou no 3º período da faculdade de História na UFG, minha área de interesse maior na história é História do Brasil focado no recorte 1889-atualmente, onde se inicia a república brasileira! Também me interessa os períodos de regimes totalitários ao redor do mundo no século XX. Faço parte do PIBID História 2024-2026 com atuação no CEPAE no 3º ano do ensino médio. Meu objetivo principal é continuar na licenciatura na rede de ensino médio e, futuramente, docente na área de ensino superior!
Maria Angélica Barros
Sou estudante de Licenciatura em História pela Universidade Federal de Goiás. Atualmente, integro o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), com foco na pesquisa sobre o ensino de História em sala de aula. Embora não desenvolva outras pesquisas no momento, tenho interesse nas áreas de História de Goiás, História Contemporânea e Didática da História.
Mirian Beatriz dos Santos Rios
Meu nome é Mirian Rios, estou no sétimo período do curso de História e tenho grande interesse pelas áreas de História Contemporânea e História da Arte. Sou formada em Design e acredito que a arte tem grande potencial como linguagem educativa. Meu objetivo é criar espaços em que a arte e a educação caminhem juntas, provocando reflexões e conexões reais com os alunos.
Nathalia Karolliny Borges
Discente do curso de licenciatura em historia, finalizando o 7º período. Experiências na área da docência com os estágios obrigatórios na graduação e interesse e pesquisa em desenvolvimento na área da docência acerca das metodologias de ensino.
Pedro Henrique Oliveira Gradim
Graduando em História, atualmente no 7º período do curso de Licenciatura. Desenvolve pesquisa na área da Didática da História, com foco no uso de curtas-metragens como ferramenta pedagógica no ensino de História, o trabalho busca aproximar a linguagem audiovisual do ambiente escolar, promovendo aprendizagens mais significativas e críticas.