Professores Supervisores

 

Rita de Cássia de Oliveira Reis - Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação (Cepae-UFG).

 

Doutora pelo Programa de Sociedade e Cultura: História, Antropologia, Arte e Patrimônio, da Universidade de Barcelona (2014-2018). Professora da Universidade Federal de Goiás (UFG) no Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação (CEPAE-UFG). Mestre História das Sociedades Agrárias (UFG 2000- 2001). Especialista em Docência do Ensino Superior (UFG - 2012), Especialista em História do Brasil: Local, Regional e Nacional (UFG - 1999) e Graduada em História (UFG-1994). Fundadora e Coordenadora do Núcleo de Iniciação à Pesquisa Científica na Educação Básica (NICEB). Fundadora e Coordenadora da Rede de Estudos Ibéricos e Ibero-Americanos (REIA), vinculada à Secretaria de Relações Internacionais (SRI) da UFG. Vice-presidente da Associação de Pesquisadores/as e Estudantes Brasileiros/as na Catalunha (APEC). Possui experiência como professora Ensino Fundamental, Ensino Médio, Graduação e Pós-graduação, em instituições públicas e privadas. Orientadora do Programa de Iniciação à Pesquisa Júnior, orientadora de Trabalho de Conclusão de Curso no Ensino Médio, supervisora de Estágio Supervisionado em História e supervisora do Programa de Iniciação à Docência (PIBID). Tem experiência na área de História, com ênfase em Ensino de História, História do Direito e História da Família. Principais disciplinas ministradas ao longo da carreira docente: História Geral e do Brasil (Educação Básica), Didática e Prática do Ensino de História e Estágio Supervisionado, História Contemporânea, História do Direito, Metodologia Científica e Trabalho de Conclusão de Curso. Foi bolsista de Iniciação Científica/CNPQ na Graduação, bolsista da Capes no Mestrado pelo Programa de Pós-graduação em História da UFG (2000-2001), bolsista dos Programas de Cooperação Internacional Intercampus e Hispanista na Universidade de Barcelona (1999 e 2001), e bolsista do Programa de Doutorado Pleno no Exterior da Capes (Universidade de Barcelona 2014-2018). Pesquisa temas relacionados à História da Família, História do Direito, Ensino de História e Iniciação Científica na Educação Básica. Autora do Livro "Iniciação à Pesquisa Científica no Ensino Médio: Planejamento, Elaboração e Apresentação de Pesquisas e Trabalhos Escolares" - Goiânia: Alta Performance, 2022.

 


Thiago Cancelier Dias - Colégio Estadual Jornalista Luiz Gonzaga Contard (CEJLGC).

Possui licenciatura e bacharelado em História (2006) e mestrado em História Cultural (2008) pela Universidade Federal de Santa Catarina. Doutorado em História pela Universidade Federal de Goiás (2017). Fez doutorado sanduíche em Portugal vinculado ao CHAM e ao Instituto de Investigação Científica Tropical (2015) sobre a temática indígena em Goiás (século XVIII / XIX). Tem pós-doutorado em Direitos Humanos pela UFG. Trabalhou como professor substituto na Educação Intercultural Indígena (2011 a 2013) e na graduação em história da UFG (2018) e do IFG (2022-2023), assim como da prefeitura de Goiânia (2022). Atualmente é professor efetivo do Estado de Goiás. É bolsista de pesquisa da Columbia University pelo labotatório Transformative Learning Technologies Lab (2022-2023). Tem experiência na área de ensino de história, educação ambiental, educação à distância em história, educação intercultural indígena, educação ativa e extensão universitária. CEPI-Aécio:

 

 

Ricardo de Castro e Silva - CEPI Aécio Oliveira de Andrade (CEPI-Aécio).

 

Possui graduação em Bacharel e Licenciatura em História pela Universidade Federal de Goiás (2002) e mestrado em História pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2018). Atualmente é professor/coordenador de área - Cepi Aécio Oliveira de Andrade. Tem experiência na área de História, com ênfase em Professor de História nos Ensinos Fundamental e Médio, atuando principalmente nos seguintes temas: cidade, literatura, geografia, imagens e campo.