Intervenção Renascimento Urbano e Comercial
Renascimento e Barroco💡
💡O Renascimento europeu compreendido entre os séculos XV e XVI foi uma espécie de afirmação de uma cultura emergente que, de certo modo, buscava construir uma ligação entre o pensamento filosófico, estético e literário da Antiguidade Clássica e a tradição da espiritualidade Cristã, mas se fez presente na maioria dos reinos protestantes.
💭Desta forma, sabe-se que houve impactos dessa nova cultura em regiões distantes de seu local de origem e sua diferença entre o Barroco, cujo teve surgimento no século XVI, carregando características como dramatismo e religiosidade.
☝️Este último, surge no contexto histórico da reforma protestante e da contrarreforma católica. Isto, pois o Barroco se fez presente na grande maioria dos reinos Católicos, com exceção do território compreendido hoje como a Itália. Um exemplo disso seria Portugal e Espanha.
🧐Quando focamos nossas atenções para a América portuguesa, podemos compreender que ambos os movimentos tiveram influências e impactos distintos no território mencionado, como:
📌 Tratando-se do renascimento, acredita-se que os ideais humanistas e naturalistas se fizeram presentes durante o processo de interação com o território e a subjugação dos povos nativos.
📌Entretanto, o impacto do Barroco se fez mais evidente na medida em que houve uma grande produção artística e arquitetônica na construção de igrejas. Além disso, houve forte presença do movimento em outras produções como literatura e músicas. Isto, por se tratar de um país ibérico fortemente ligado ao catolicismo.
🎬 Indicações cinematográficas que carregam a temática:
O Nome da Rosa (1986): Um monge franciscano investiga uma série de assassinatos em um remoto mosteiro italiano. A ambientação possui uma recriação do cenário medieval e renascentista, possibilitando uma boa visualização do período em questão.
Caravaggio (1986): Uma obra que narra a vida do famoso pintor barroco, Caravaggio.