
Estudantes participantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) da área de História Discutem TDICs no Ensino de História
Estudantes participantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) da área da Faculdade de História discutirão o papel das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação nas aulas de História por ocasião da atividade do Grupo de Estudos do Pibid-FH.
No dia 27 de julho de 2023, quinta-feira, os estudantes do Pibid-FH discutirão o texto "Linguagens e Tecnologias Nas Aulas de História, Chegamos Lá?", de Everton Crema e Dulceli Estacheski, capítulo do livro "Ensino e aprendizagem da história e as tecnologias no ambiente escolar: Ensino e aprendizagem da história e as tecnologias no ambiente escolar. " de Geyso Germinari; Rita de Cássia Gonçalves, publicado em 2020.
No texto, Crema e Estacheski refletem que “aprendizagens significativas se alcançam a partir de um planejamento conectado com aquilo que os/as estudantes já sabem, partindo de suas estruturas de conhecimento, levando-os a explicitar suas hipóteses frente ao tema e colocando-os em diálogo com conhecimentos de outras ordens [...]. Nesse sentido, as diferentes linguagens de ensino [...] bem como os diversos recursos tecnológicos disponíveis para o ensino se bem utilizados estimulam a aprendizagem. Mais do que a obtenção de informações históricas, aprender história depende do compreender tais informações que se constituem em formas próprias de cognição e precisam ser desenvolvidas” (2020, p. 117).
As reflexões do Grupo de Estudos do Pibid FH contribuem de maneira significativa com as atividades do Programa e com a formação dos estudantes envolvidos, na medida em que possibilita debates e produção de conhecimentos sobre temáticas centrais para a atuação docente contemporânea.
Referências
CREMA, Everton; ESTACHESKI, Dulceli. Linguagens e Tecnologias Nas Aulas de História, Chegamos Lá?. GERMINARI, Geyso; GONÇALVES, Rita de Cássia (orgs.). Ensino e aprendizagem da história e as tecnologias no ambiente escolar. Curitiba: CRV, 2020.