Professores Supervisores

Os professores supervisores recebem os pibidianos em seus colégios e auxiliam no desenvolvimento do projeto.


CEPAE:

Rita de Cássia de Oliveira Reis:

 

Doutora pelo Programa de Sociedade e Cultura: História, Antropologia, Arte e Patrimônio, da Universidade de Barcelona (2014-2018). Professora da Universidade Federal de Goiás (UFG) no Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação (CEPAE-UFG). Mestre História das Sociedades Agrárias (UFG 2000- 2001). Especialista em Docência do Ensino Superior (UFG - 2012), Especialista em História do Brasil: Local, Regional e Nacional (UFG - 1999) e Graduada em História (UFG-1994). Fundadora e Coordenadora do Núcleo de Iniciação à Pesquisa Científica na Educação Básica (NICEB). Fundadora e Coordenadora da Rede de Estudos Ibéricos e Ibero-Americanos (REIA), vinculada à Secretaria de Relações Internacionais (SRI) da UFG. Vice-presidente da Associação de Pesquisadores/as e Estudantes Brasileiros/as na Catalunha (APEC). Possui experiência como professora Ensino Fundamental, Ensino Médio, Graduação e Pós-graduação, em instituições públicas e privadas. Orientadora do Programa de Iniciação à Pesquisa Júnior, orientadora de Trabalho de Conclusão de Curso no Ensino Médio, supervisora de Estágio Supervisionado em História e supervisora do Programa de Iniciação à Docência (PIBID). Tem experiência na área de História, com ênfase em Ensino de História, História do Direito e História da Família. Principais disciplinas ministradas ao longo da carreira docente: História Geral e do Brasil (Educação Básica), Didática e Prática do Ensino de História e Estágio Supervisionado, História Contemporânea, História do Direito, Metodologia Científica e Trabalho de Conclusão de Curso. Foi bolsista de Iniciação Científica/CNPQ na Graduação, bolsista da Capes no Mestrado pelo Programa de Pós-graduação em História da UFG (2000-2001), bolsista dos Programas de Cooperação Internacional Intercampus e Hispanista na Universidade de Barcelona (1999 e 2001), e bolsista do Programa de Doutorado Pleno no Exterior da Capes (Universidade de Barcelona 2014-2018). Pesquisa temas relacionados à História da Família, História do Direito, Ensino de História e Iniciação Científica na Educação Básica. Autora do Livro "Iniciação à Pesquisa Científica no Ensino Médio: Planejamento, Elaboração e Apresentação de Pesquisas e Trabalhos Escolares" - Goiânia: Alta Performance, 2022.

 

CEPMG-WM:
Cleusa Teixeira de Sousa:

 

Pós Doutoranda do Programa de Pós Graduação em História PROFHISTÓRIA da UFG. Doutora em História pela Universidade Federal de Goiás (2018), com Bolsa de Doutorado Sanduíche na Universidade de Coimbra - Portugal (PDSE-2017-2018); Mestra em História pela Universidade Federal de Goiás (2012); Especialista em Educação Profissional Integrada à Educação Básica pelo Instituto Federal de Educação integrado à Faculdade de Educação-UFG, IFG/FE-UFG (2009); Graduada e Bacharel em História pela UFG (2002). Atua como investigadora colaboradora do Centro de História da Sociedade e da Cultura - Universidade de Coimbra - UC. Atualmente é professora de História da Secretaria de Educação do Estado de Goiás; foi coordenadora do Projeto Mais Educação (2012-2015). Atuou como Tutora a Distância (bolsista) do Programa Nacional Rede E-TEC Brasil de Educação à Distância, ofertado pelo Instituto Federal de Goiás/Pró-Reitoria de Ensino/Diretoria de Educação a Distância - 2013 - (2015-2016). Foi professora de História na Universidade Estatual de Goiás - UEG (UnU Cidade de Goías) e na Faculdade de Inhumas. É membro no Grupo de Estudos e Pesquisas em Transformações Sociais e Educação na Antiguidade e Medievalidade - UEM e no Sapientia - Grupo de Estudos e Pesquisas em História Medieval e Moderna - UFG. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: História do Brasil Colonial; Ensino de História; Didática e Estágio do Ensino de História; História da Cultura Afro-brasileira e Indígena; História da Educação no Brasil; Diversidades Culturais; Antropologia, Sociologia e História do Direito. Tem amplo domínio nas temáticas: Ensino de História; Diversidades Culturais; História de Portugal no período Medieval; Transição da Idade Média para a Moderna; Monarquia Portuguesa; Legislação Portuguesa; D. Dinis; D. Afonso IV; D. Manuel I; Judeus; Cristãos-Novos; Inquisição em Portugal e no Brasil. https://orcid.org/0000-0001-7252-9438.

 

CEPI-Aécio:

Ricardo de Castro e Silva:

 

Possui graduação em Bacharel e Licenciatura em História pela Universidade Federal de Goiás (2002) e mestrado em História pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2018). Atualmente é professor/coordenador de área - Cepi Aécio Oliveira de Andrade. Tem experiência na área de História, com ênfase em Professor de História nos Ensinos Fundamental e Médio, atuando principalmente nos seguintes temas: cidade, literatura, geografia, imagens e campo.